cover
Tocando Agora:

Feira de Santana: “Dia da Prematuridade” Hospital da Mulher assegura assistência especializada a prematuros

Hospital da Mulher assegura assistência especializada a prematuros

Feira de Santana: “Dia da Prematuridade” Hospital da Mulher assegura assistência especializada a prematuros
📸Divulgação


Neste domingo (17), celebra-se o Dia Mundial da Prematuridade, uma data dedicada à conscientização sobre os desafios e cuidados que envolvem nascimentos prematuros em todo o mundo. Alinhada a essa proposta, a campanha Novembro Roxo também ganha destaque, trazendo um alerta sobre a prematuridade e reforçando a importância dos cuidados especializados para esses bebês.

 

Em Feira de Santana, o Hospital da Mulher, mantido pela Prefeitura e gerido pela Fundação Hospitalar, está comprometido com o suporte integral aos prematuros e suas famílias, com serviços avançados de assistência neonatal e acolhimento.

 

De acordo com a diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, a estrutura do Hospital da Mulher é composta por diferentes unidades de cuidado para bebês prematuros, que incluem a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo) e a Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa). Essas áreas são fundamentais para o acompanhamento contínuo e seguro dos recém-nascidos.

 

"Além do internamento nas unidades especializadas, o hospital oferece uma série de interconsultas à beira do leito com especialistas, como cirurgiões pediátricos, cardiologistas (com realização de ecocardiograma) e ortopedistas, garantindo uma avaliação completa e personalizada para cada bebê", afirma Gilberte Lucas. Outros serviços incluem o teste do coraçãozinho, consultas com pediatras até um ano de idade, fisioterapia até dois anos e suporte com demais especialidades de acordo com as necessidades de cada criança.

 

A unidade hospitalar também adota o Método Canguru, que envolve três etapas de cuidados e acompanhamento próximo. Esse método é reconhecido mundialmente por promover o contato pele a pele entre mãe e bebê, fortalecendo o vínculo, regulando a temperatura corporal e incentivando a amamentação. Na terceira etapa do Método Canguru, o bebê permanece sob observação até atingir 2,5 kg, peso considerado ideal para a alta. Esse acompanhamento contribui significativamente para o desenvolvimento saudável e seguro dos prematuros, preparando-os para o crescimento fora do ambiente hospitalar

 

PARTOS PREMATUROS EM 2024

 

Em 2024, o Hospital da Mulher já registrou 437 partos prematuros até o mês de outubro. Comparado ao ano passado, quando foram contabilizados 569 partos prematuros, observa-se uma queda na taxa ao longo dos meses.

 

NOVEMBRO ROXO

 

O Novembro Roxo, campanha internacional que reforça a conscientização sobre a prematuridade, visa mobilizar a sociedade sobre a importância da prevenção e os cuidados necessários para os bebês nascidos antes do tempo. Além de informar sobre os fatores de risco, o Novembro Roxo busca sensibilizar para o impacto do nascimento prematuro nas famílias e a necessidade de suporte psicológico e social.



Comentários (0)